19/07/2010 00:00

Apresentação pública do livro “Vilar dos Condes – A terra e a sua gente”

O livro “Vilar dos Condes – A terra e a sua gente”, da autoria de Alda Barata Salgueiro, foi apresentado publicamente em Lisboa, no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã, no passado dia 17 de Julho.

A apresentação esteve a cargo do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, para quem, “mais do que sobre a terra, esta obra trata de pessoas, em famílias que se espraiam por várias gerações, levando também a apreender e a compreender o homem como angariador de meios de subsistência e como domesticador da terra e dos animais”.

Marcaram presença, nomeadamente, o actual e o anterior Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia, um representante do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, o Coronel Manuel Rolão, autor do livro “Famílias da Beira Baixa”, e o Dr. Nuno Figueira, sócio desta Casa e co-autor do estudo “Os Dias Barata Salgueiro da Madeirã: As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro.

No final foi servido um beberete com o apoio da Active Brands, através da marca “Conde de Vimioso”.

A antiga aldeia de Vilar dos Condes deu origem às povoações de Vilar Cimeiro, Vilar do Meio e Vilar Fundeiro, integrando a área territorial da freguesia da Madeirã, no concelho de Oleiros. Nas palavras do Presidente do Município, José dos Santos Marques, “é sempre motivo de orgulho para este Concelho quando se fala e escreve por bem deste e da sua boa gente hospitaleira”. A obra será agora apresentada em Oleiros no dia 9 de Agosto, feriado Municipal.

 

 

—————

Retroceder