12/08/2017 16:51

António Antunes celebrou o 106º aniversário em Cambas

António Antunes, conhecido por “Ti António Carpinteiro”, do ramo de Cambas da família Mendes Barata, celebrou no dia 10 de Agosto o 106º aniversário do seu nascimento em Cambas, junto da sua família próxima.

Desde o início deste ano a residir no Lar do Orvalho, mantém ainda uma lucidez e autonomia extraordinários para a idade. Natural de Cambas, aí casou com  Soledade da Graça, da família Mendes Barata, e teve 3 filhos, todos vivos: António da Graça Antunes, Joaquim da Graça Antunes e Maria da Graça Antunes, que reside em Cambas, casada com seu parente José de Jesus Simão.

Tem 5 netos: dois deles, filhos de António da Graça Antunes, residentes em Portugal, um outro, filho de Joaquim da Graça Antunes, residente em França, sendo as outras duas netas, filhas de Maria da Graça Antunes, residentes em França. Tem 7 bisnetos: 2 raparigas e 1 rapaz (netos de António da Graça Antunes), 1 rapariga e 1 rapaz (netos de Joaquim da Graça Antunes) e 3 raparigas e 1 rapaz, netos de Maria da Graça Antunes.

Intimamente ligada ao concelho de Oleiros, os membros desta família fixaram-se principalmente nas freguesias de Álvaro, Cambas, Madeirã e Sobral, numa primeira fase, e, posteriormente, com maior expressão, também noutros concelhos dos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Lisboa e Santarém. Inicialmente uma família de lavradores, dela vieram a descender pessoas que se distinguiram a nível militar e eclesiástico, mas também comercial administrativo e político, num percurso idêntico a tantas outras famílias portuguesas, a saber: os Padres João Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior da Madeirã), Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Prior de Cambas), e José Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro e Vigário de Cernache do Bonjardim), Augusto Mendes Barata (natural da freguesia de Madeirã) e Francisco Mendes Barata (natural da freguesia de Álvaro), que foram Presidentes da Câmara Municipal de Oleiros, o Capitão de Mar-e-Guerra António Mendes Barata, agraciado com a Ordem Militar de Avis e a Ordem Militar de S. Tiago da Espada (cujo pai era natural da freguesia de Álvaro), e o Comendador Gastão Mendes Barata (natural da freguesia de Sobral), fundador da Agência Funerária Barata.

O livro “Os Mendes Barata da Longra” (2011), obra da autoria de Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã e que trata a descendência do casal João Mendes e Apolónia Barata, os quais foram moradores na Longra, aldeia da freguesia de Álvaro, no concelho de Oleiros, pode ser adquirido no Posto de Turismo de Oleiros, bem como em Lisboa, na Casa da Comarca da Sertã, onde está igualmente disponível para consulta.

—————

Retroceder