18/10/2011 00:00

Amêndoa na Casa da Comarca da Sertã

O Dia de Amêndoa na Casa da Comarca da Sertã foi um sucesso, reunindo mais de meia centena de convivas no dia 15 de Outubro. A iniciativa foi organizada em parceria pela Casa da Comarca da Sertã (CCS) e pela Junta de Freguesia de Amêndoa (JFA), representada pelo seu Presidente e pelo Secretário do executivo, respectivamente Joaquim Rita António e Jorge Diniz, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Mação.

Dando início ao programa, o Presidente da CCS, Eng. Pedro Amaro, dirigiu as boas vindas aos presentes, enquadrando os propósitos que nortearam a realização da iniciativa, a qual teve por principal objectivo a promoção em Lisboa da freguesia de Amêndoa. Seguiu-se a intervenção de Jorge Diniz, que apresentou sucintamente a freguesia de Amêndoa, destacando as suas principais características e atracções. De seguida, coube ao Dr. José Maria Canhoto transmitir aos presentes a riqueza da história desta antiga Vila e sua evolução ao longo dos séculos. Ilustre natural da Amêndoa, na sua brilhante alocução o Dr. José Maria Canhoto deixou ainda uma palavra de esperança quanto ao futuro da Amêndoa e das suas gentes, a par dos desafios que actualmente se colocam ao próprio país.

Tal como previsto seguiu-se um apontamento momento musical, a cargo do jovem saxofonista André Pedro, que integra a banda de Mação e que brindou os presentes com algumas músicas. A concluir com chave de ouro a iniciativa dedicada à freguesia de Amêndoa e suas gentes, seguiu-se uma merenda com produtos regionais preparada pela Junta de Freguesia, onde não faltou o maranho, presunto, queijos, doçaria diversa e vinho regional.

Marcaram presença, nomeadamente, representantes das diversas associações que desenvolvem a sua actividade na freguesia, a saber: Associação Desportiva e Recreativa de Chão de Lopes; Associação da Gargantada, Monte Fundeiro, Cabo e Robalo; Associação de Festas e Melhoramentos de Amêndoa, Associação “Os Amigos de Santo António dos Martinzes” e Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora D’Agonia de Amêndoa.

Na ocasião foi ainda inaugurada uma exposição fotográfica sobre a freguesia de Amêndoa. Intitulada “Amêndoa – História e Natureza”, poderá ser visitada diariamente a partir das 19h ou mediante marcação até ao próximo dia 31 de Outubro.

—————

Retroceder