Almoço sobre Comunicação Social Regional
A Casa da Comarca da Sertã (CCS) organizou um almoço no dia 19 de Outubro para debater o papel dos órgãos de comunicação social local e regional.
A iniciativa contou com as intervenções de Inês Cardoso, Directora do Jornal de Notícias, Proencense e sócia honorária da Casa da Comarca da Sertã, e de Paula Cardoso, em representação de Álvaro Costa de Matos, Coordenador da Hemeroteca da Câmara Municipal de Lisboa.
Tanto os oradores como os demais participantes que usaram da palavra, nomeadamente Alda Barata Salgueiro, que interveio em nome do Jornal de Oleiros, publicação da qual foi colaboradora, reconheceram a relevância que os órgãos de comunicação social local e regional continuam a desempenhar, a par dos contínuos desafios que enfrentam, nomeadamente ao nível do financiamento.
Na ocasião foi inaugurada uma exposição com capas de jornais regionais, desde finais do Séc. XIX até à actualidade, muitos deles entretanto extintos ou que passaram a ter publicação apenas em formato digital, a qual integra também os icónicos Livros de Recortes da Casa da Comarca da Sertã, com notícias desde finais dos anos 30 do Séc. XX e que antecedem a fundação da própria Casa.
Marcaram presença, nomeadamente, Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e da Casa do Concelho de Tondela, a Prof. Doutora Maria Beatriz Rocha-Trindade, do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais da Universidade Aberta e Presidente da "Comissão de Migrações" da Sociedade de Geografia de Lisboa, Fernando Mendes da Casa do Concelho de Castanheira de Pêra e Carlos Madrugo da Casa do Concelho de Alvaiázere.
A referida exposição ficará patente até dia 7 de Dezembro, podendo ser visitada mediante marcação.
—————
