04/11/2018 18:36

Abertura do Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, sj»

O Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, SJ», a realizar entre 2 e 6 de Novembro, em Lisboa e na Sertã, evoca e destaca a vida e a obra deste intérprete dos grandes temas da contemporaneidade, sempre em diálogo com as grandes linhas da cultura clássica, bem como celebrar o seu centenário de nascimento, revelando a atualidade do pensamento antunesiano para os debates fundamentais dos nossos dias.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal da Sertã e da Fundação Calouste Gulbenkian, em parceria, entre outros, com o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes (IECCPMA), e com a associação de diversas instituições científicas e culturais, nacionais e internacionais, entre as quais a Casa da Comarca da Sertã (CCS).

A sessão de abertura decorreu na Sala do Senado do Palácio de S. Bento, no dia 2 de Novembro e foi presidida pela Deputada Edite Estrela. Usaram também da palavra o Presidente da Comissão Científica, Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins, o Presidente da Comissão Organizadora, Doutor José Eduardo Franco, sócio honorário da CCS, o Provincial da Ordem dos Jesuítas, o Pro-Reitor da Universidade Aberta, bem como o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes.

Marcaram também presença diversos sócios da CCS, nomeadamente o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Dr. Celso Matias da Silva, o Presidente da Direção, Eng.º Pedro Amaro, a ex-Presidente de Direção e sobrinha do Padre Manuel Antunes, Dra. Elisabete Simões, Maria Delfina Barata e o Dr. Rui Lopes, membro da Comissão Executiva do Congresso.

Após a abertura, tiveram início as intervenções dos oradores convidados, tendo a presidência da mesa ficado a cargo do Prof. Doutor Viriato Soromenho Marques. Sábado e domingo, o Congresso prosseguiu na Casa da Cultura da Sertã com a presença de diversos sócios da CCS, nomeadamente o Presidente e a Vice-Presidenteda Mesa da Assembleia-Geral, Dr. Celso Matias da Silva e Dra. Maria Adelaide Canas, e o Dr. Pedro Fernandes. Na segunda-feira e de regresso a Lisboa, o Congresso terá continuidade na Fundação Calouste Gulbenkian (Auditórios 2 e 3, e Sala 1), local onde terá lugar a sessão de encerramento.

Programa completo disponível em https://centenariopadremanuelantunesj.pt/pt/o-congresso-programa/.

—————

Retroceder