01/02/2021 15:56

75º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

No dia 4 de Fevereiro a Casa da Comarca da Sertã completou 75 anos de existência e para assinalar a efeméride teve lugar, nesse dia, uma sessão online via zoom.

Foram oradores a Eng.ª Irene Cardoso, proencense, ex-Presidente da Direcção e actual Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, o Dr. Celso Matias, sertaginense, ex-Presidente da Direcção, o sócio Dr. Rui Lopes, sertaginense, jornalista e autor de diversas obras literárias de temática regional, bem como o actual Presidente da Direcção, Engº Pedro Amaro, com raízes familiares próximas nos concelhos de Oleiros e da Sertã.

Rui Lopes, na sua intervenção, destacou o papel que a Casa teve enquanto local de confraternização entre sócios e conterrâneos que tinham migrado para Lisboa e concelhos limítrofes, relembrando algumas personalidades da região que pugnaram pela criação da Casa da Comarca da Sertã, nomeadamente os sócios José Santos Pedro e Mário Florim, bem como o apoio disponibilizado a nível de cuidados médicos, através do Posto Médico que funcionou nas suas instalações.

Irene Cardos e Celso Matias, relembraram diversos associados que desempenharam um papel relevante na vida da Casa da Comarca da Sertã, nomeadamente diversos ex-Presidentes da Direcção e outros dirigentes com quem conviveram, destacando algumas iniciativas que realizaram, nomeadamente conferências de relevo, com a participação do Prof. Doutor Veríssimo Serrão, do Prof. Doutor Guilherme de Oliveira Martins, do Prof. Eduardo Marçal Grilo, do Dr. Emílio Rui Vilar, do Dr. João Salgueiro, entre outros.

De salientar que foi no mandato de Celso Matias, no início dos anos noventa, que foi criado o boletim “Agulha de Pinho”, importante veículo de comunicação entre a Casa e os seus associados e que continua a ser editado, bem como o galardão “Pinho de Ouro”, que pretende homenagear aqueles que, sendo ou não sócios, tiveram um papel relevante na sociedade, na região ou para com a Casa, sendo atribuído pela Direcção, ao invés das categorias de sócio Honorário e Benemérito, atribuídas em Assembleia-Geral.

Por seu lado, foi no período em que Irene Cardoso foi Presidente da Direcção que teve lugar um dos pontos altos da história da Casa da Comarca da Sertã, com a criação de uma comissão, da qual fizeram parte os ex-Presidentes Maria Adelaide Canas, Elisabete Simões e Celso Matias e que teve por importante dinamizadora a sócia Maria Delfina Barata, para homenagear o sertaginense Padre Manuel Antunes e que culminou na realização, em 2005, dum Congresso Internacional e na posterior publicação da sua obra integral pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Presidente da Direcção desde 2008, Pedro Amaro destacou algumas iniciativas, nomeadamente a sessão evocativa do 1º aniversário da canonização de D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa da Comarca da Sertã, a qual teve lugar em 2010 e cujos oradores foram Frei Agostinho Marques de Castro, Superior Maior da Ordem do Carmo, Prof. Doutor Aires do Nascimento, autor do livro "Nuno de Santa Maria - Fragmentos de Memória Persistente", D. Nuno de Bragança van Uden, em representação de S.A.R. o Senhor Dom Duarte de Bragança e o Dr. Fernando d' Abranches Correia da Silva, Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia.

No decorrer da sessão, o Presidente da Direcção apresentou aos participantes o calendário que será enviado a todos os associados, juntamente com uma carta evocativa do 75º aniversário.

Todos foram unânimes em considerar que a nova Sede nos Olivais pode constituir uma mais-valia para a dinâmica da Casa, possibilitando que as habituais iniciativas culturais, quer sejam palestras, sessões musicais, ou outras, bem como de promoção da gastronomia regional tenham continuidade, mas também pelas boas condições de acessibilidade que apresenta e pelas características únicas do espaço exterior envolvente.

Muito participada, nomeadamente por sócios e dirigentes da Casa, a sessão contou com a presença de Pedro Franco, Presidente da Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa, bem como de António José Simões, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal da Sertã, que no final transmitiu uma mensagem do edil José Farinha Nunes.

—————

Retroceder