14/06/2019 17:37

73º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã festejou o 73º aniversário da sua fundação no dia 1 de Junho, ocasião escolhida para uma visita oficial da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa ao município de Proença-a-Nova.

Desta vez o ponto de encontro foi junto à Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, vulgarmente designada por Areeiro, local de onde saíram diversos sócios, seus familiares e amigos, a Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, que é também Presidente da Casa Regional de Ferreira do Zêzere, bem como os representantes das diversas Casas Regionais.

Após breve paragem na área de serviço de Santarém, rumou-se ao Parque Urbano João Martins, no centro da Vila de Proença-a-Nova, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva vinda de Lisboa. Na Galeria Municipal, o Presidente da Câmara Municipal dirigiu aos presentes uma saudação de boas-vindas, seguindo-se a troca de lembranças entre a edilidade e as Casas Regionais presentes: Casa da Comarca de Arganil, Casa do Concelho de Alvaiázere, Casa do Concelho de Castanheira de Pêra, Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, Casa do Concelho de Tondela e Casa dos Tabuenses. Após as intervenções dos representantes das Casas, da Presidente da Direcção da ACRL, da Conselheira Regional por Vila de Rei e do Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, que agradeceu o apoio da Autarquia às celebrações de mais um aniversário, o grupo visitou uma escultura que se integra no chamado Roteiro das Artes e que fica localizada no Parque Urbano, junto à Galeria Municipal, fazendo depois um passeio pela Vila e visitando a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia.

O Restaurante Milita, na zona industrial, foi o local escolhido para o almoço, no qual marcaram presença, nomeadamente, o Dr. Paulo Luís, em representação do Município da Sertã, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Carvalho, os ex-Presidentes da Maria Adelaide Canas, José Pereira Bairrada, actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional, os Conselheiros Regionais por Oleiros e Vila de Rei, respectivamente Armindo Augusto Ramos e Maria João Costa Pinto, bem como representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral.

Na ocasião, foram homenageados os sócios que completam em 2019 os 25 e os 50 Anos de associado, tendo sido referenciados um a um pelo Presidente da Direcção. Maria João de Mattos e Silva Neves da Costa Pinto, natural de Vila de Rei, recebeu das mãos do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral o emblema de 25 Anos, tendo igualmente recebido em nome de sua irmã Maria Teresa de Mattos e Silva Neves Sanchez, que não pôde comparecer.

Dando continuidade ao programa preparado com a Autarquia, o grupo dirigiu-se aos Montes da Senhora para visitar um cerejal, no qual os participantes tiveram oportunidade de colher e de comprar cerejas directamente ao produtor. De regresso a Proença-a-Nova, os autocarros passaram novamente junto à praia fluvial da Fróia e pela Vila de Sobreira Formosa, locais emblemáticos do concelho.

De volta ao Restaurante Milita, onde se realizou o lanche de despedida, teve lugar uma pequena actuação do Grupo de Vozes Tradicionais Femininas da Casa da Comarca da Sertã e, antecedendo o regresso a Lisboa, cantaram-se os parabéns à Casa pelos 73 anos a promover a região e as suas gentes.
 

—————

Retroceder