25/05/2016 23:32

70º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã festejou o 70º aniversário da sua fundação no dia 21 de Maio, ocasião escolhida para uma visita oficial da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa ao município da Sertã.

Tal como habitualmente, o ponto de encontro foi a Praça de Espanha, em Lisboa, de onde saíram dois autocarros, um para sócios, seus familiares e amigos e outro para os representantes da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa - e das Casas da Comarca de Arganil, do Concelho de Alvaiázere, do Concelho de Castanheira de Pêra, do Concelho de Pampilhosa da Serra, do Concelho de Penacova, do Concelho de Tondela, dos Tabuenses, Regional de Ferreira do Zêzere e Liga dos Amigos do Concelho de Valença.

Após breve paragem na área de serviço de Santarém, rumou-se aos Paços do Concelho da Sertã, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva vinda de Lisboa. No Salão Nobre da Autarquia, o Presidente da edilidade, Sr. José Farinha Nunes, dirigiu aos presentes uma calorosa saudação de boas-vindas. Seguiram-se as intervenções do Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, agradecendo a amabilidade da Autarquia, bem como do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Prof. João Manso, terminando a cerimónia com a habitual troca de lembranças entre as Casas Regionais presentes e a Câmara Municipal da Sertã.

O antigo Seminário das Missões, na freguesia de Cernache do Bonjardim, foi o escolhido para dar início aos locais a visitar no município. Tal escolha ficou a dever-se ao facto de nessa propriedade, agora pertencente à Sociedade Missionária da Boa Nova, terem existido os Paços do Bonjardim, onde D. Nuno Álvares Pereira, Patrono da Casa da Comarca da Sertã, terá nascido. A visita foi acompanhada por uma técnica do Turismo da Sertã e incluiu uma deposição simbólica de flores junto ao relicário de S. Nuno de Santa Maria existente na Igreja.

A Quinta de Santa Teresinha, localizada na freguesia do Cabeçudo, propriedade da empresa Santos & Marçal, associado colectivo da Casa da Comarca da Sertã, foi o local escolhido para o almoço, a que compareceram a Vereadora Claudia André do Município da Sertã e o Vereador Jorge Tavares do Município de Vila de Rei, e no fim do qual se cantaram os parabéns á Casa pelos 70 anos de história a promover a região. Seguiram-se as intervenções do Presidente da Direcção da Casa, da Vereadora Claudia André, de Anabela Antunes, em representação da ACRL - Associação das Casas Regionais em Lisboa, do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Celso Matias da Silva, e do seu antecessor Manuel Luís Farinha. Na sua intervenção, o Presidente da Direcção reiterou os agradecimentos ao Município pela forma irrepreensível como acolheu a comitiva e pela oferta de uma sertã em miniatura a todos os presentes, apresentou o powerpoint "70 Anos de Fotografias" e  o Ex-Libris criado por David Fernandes Silva para a Casa da Comarca da Sertã, o qual foi objecto de uma breve contextualização por parte de José Filipe Ménendez, da Academia Portuguesa de Ex-Libris. Na ocasião, a sócia Maria Amália Garcia recebeu o emblema de 50 anos de associado das mãos do Presidente da Direcção, Clementina Mendes de Oliveira recebeu o emblema de 25 anos de associado em nome da sua filha, Célia Mendes de Oliveira Rato, António Alves recebeu o emblema de 25 anos de associado, João Nuno Reis recebeu o emblema de 25 anos de associado em nome da LAFI - Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, e Maria Preciosa Miranda recebeu o emblema de 25 anos de associado em nome de Alberto Galego Joaquim, marido da ex-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei.

Marcaram presença, nomeadamente, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Carvalho, que sucedeu no cargo a Martinho Mendes de Oliveira, representantes da Associação Os Amigos da Póvoa de Cambas, do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho, através de Armindo Augusto Ramos, representante de Oleiros no Conselho Regional, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral, bem como os antigos Presidentes da Direcção Manuel Luís Farinha, actual representante da Sertã no Conselho Regional, Martinho Mendes de Oliveira, Celso Matias da Silva, actual Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Maria Adelaide Canas, actual Secretária da Mesa da Assembleia-Geral, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional. 
 
Dando continuidade ao programa, a técnica de turismo destacada pela autarquia para acompanhar as visitas, conduziu os participantes pelo centro da Vila da Sertã, onde o grupo visitou a Igreja Matriz e a Igreja da Misericórdia, recentemente restaurada, com paragem junto ao Pelourinho, local onde se localizou a antiga Câmara Municipal, demolida no seguimento de um incêndio de grandes proporções ocorrido no início do Séc. XX. Seguiu-se o Clube da Sertã, local onde está patente uma exposição de Angelo Lucas, fotógrafo de guerra e sócio da Casa da Comarca da Sertã, cujo edifício inclui o Cineteatro Tasso de Figueiredo, sala inaugurada em 1915 e onde semanalmente são exibidos filmes actuais, graças ao apoio da Câmara Municipal da Sertã.
 
Após breve passagem pela Carvalha, onde o grupo se reuniu junto á antiga escola do Conde Ferreira, recentemente restaurada e onde se podem ver artesãos a trabalhar ao vivo, regressou-se á Quinta de Santa Teresinha para o magnífico lanche de despedida que antecedeu o regresso a Lisboa.

—————

Retroceder