29/05/2012 00:00

66.º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã (CCS) assinalou o 66.º aniversário da sua fundação no dia 26 de Maio, com um passeio ao município da Sertã .

Tal como em anteriores edições, a festa começou pela manhã com a saída em autocarro da Junta de Freguesia de Monte Abraão, freguesia da cidade de Queluz, no município de Sintra. Chegados aos Paços do Concelho da Sertã, o Presidente da edilidade, José Farinha Nunes, acompanhado pelos Vereadores Cláudia André e Vítor Cavalheiro, recebeu formalmente o grupo de visitantes no Salão Nobre, após o que se seguiu uma breve visita ao edifício da Câmara Municipal, nomeadamente à Sala da Assembleia Municipal.

O almoço teve lugar no Restaurante Ponte Velha, propriedade do nosso sócio colectivo Santos & Marçal, reunindo cerca de 100 convivas, entre sócios, suas famílias e amigos. Marcaram presença, nomeadamente, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, os Vereadores sertaginenses Cláudia André e Vítor Cavalheiro, este último também em representação da Banda Filarmónica da Sertã, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Dr. Ricardo Aires, Dr. Pedro Freire em representação da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, e os antigos Presidentes da Direcção da CCS, Dr. Manuel Farinha, Presidente da Assembleia-Geral da CCS, Sr. Manuel da Cunha, representante de Oleiros no Conselho Regional da CCS, Dra. Maria Adelaide Canas, Secretária da Mesa da Assembleia-Geral da CCS, bem como presidentes e representantes das Juntas de Freguesia da Sertã, de Cernache do Bonjardim, do Castelo, de Figueiredo, do Nesperal e de Palhais.

No final do almoço usaram da palavra o Presidente da Direcção, Eng. Pedro Amaro, o Presidente da Câmara Municipal da Sertã, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, bem como o Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da CCS, que encerrou as intervenções. Seguiu-se a entrega dos emblemas aos sócios mais antigos presentes na sessão. O sócio Jaime Martins Farinha Caroço recebeu o emblema de 25 anos de associado das mãos do edil da Sertã, sua terra natal, tendo o autarca de Vila de Rei entregue o emblema de 50 anos de associado ao sócio João Dias da Silva, natural desse município.

Dando continuidade ao programa preparado com a Câmara Municipal da Sertã, seguiu-se uma visita ao Seminário de Cernache do Bonjardim, na qual o grupo, guiado pelo Reitor da instituição, Padre Amadeu Pinto, visitou, nomeadamente, a magnífica biblioteca, que contém obras literárias de excelente qualidade e raridade, bem como o local onde está assinalado ter existido o edifício dos Paços do Bonjardim, onde nasceu o Dom Nuno Álvares Pereira.

Em homenagem ao nosso patrono Dom Nuno Álvares Pereira, agora conhecido também por São Nuno de Santa Maria, desde a sua canonização em 2009, o Presidente da Direcção da CCS, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal da Sertã e pelo Presidente da Assembleia Municipal da Sertã, depôs uma coroa de flores junto à estátua edificada em sua honra na vila de Cernache do Bonjardim.

Ainda em Cernache do Bonjardim, seguiu-se uma visita ao Atelier Túllio Victorino, edifício recuperado pela Câmara Municipal e onde se realizam exposições diversas, bem como aulas de pintura, entre outras actividades. Para além de dar a conhecer este equipamento municipal privilegiado, os participantes neste aniversário puderam ainda admirar algumas obras de Túllio Victorino e do seu filho Tito Vitorino, expostas pela primeira vez em conjunto, resultado das diligências encetadas pela Câmara Municipal da Sertã e pela CCS. Das obras de Túllio Victorino, que foi discípulo do Mestre Malhoa, destacaram-se duas telas de Nun’Álvares, uma propriedade do Clube da Sertã e a outra pertença da CCS.

De regresso ao Restaurante Ponte Velha, do nosso sócio colectivo Santos & Marçal, o Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim animou o magnífico lanche-ajantarado que se seguiu. Na ocasião ficámos a conhecer os vencedores do sorteio, tendo a garrafa de aguardente de medronho da marca Silvapa, do município de Oleiros, oferecida pelo Presidente da Direcção da CCS, sido atribuída a Vasco Trigo Ferreira, e a garrafa do excelente vinho Carcavelos, oferecida pelo sócio Alfredo Antão da Cruz, sido atribuída a Jorge Dias Teixeira, neto do notável Cândido da Silva Teixeira, autor da obra “Famílias e Varões Ilustres de Sernache do Bonjardim e seus Contornos” e que foi recentemente homenageado pela CCS.

Antecedendo o regresso a Lisboa, o programa do aniversário preparado em conjunto com a Câmara Municipal da Sertã, cuja disponibilidade e apoio agradecemos reconhecidamente, ficou concluído com os “parabéns” à CCS, desta vez com acompanhamento musical pelo Grupo de Música Popular de Cernache do Bonjardim, tendo o maravilhosa bolo de aniversário sido oferecido pela Santos & Marçal.

—————

Retroceder