09/04/2011 00:00

60º Aniv. do Instituto Vaz Serra

O Instituto Vaz Serra (IVS) assinalou o 60º aniversário da sua fundação com uma sessão evocativa de Libânio Vaz Serra, a qual teve lugar dia 8 de Abril no Auditório da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim e a que a Casa da Comarca da Sertã (CCS) se associou.

Na presença de diversos familiares do fundador do IVS, nomeadamente do seu filho mais velho e o único ainda vivo, o Dr. José da Mata Vaz Serra, que foi Presidente da Direcção da CCS e, tal como seu pai, sócio fundador da CCS, bem como de inúmeros alunos e docentes do IVS, todos foram unânimes em destacar o importante papel que Libânio Vaz Serra teve ao nível do desenvolvimento local e regional, sendo um exemplo de vida que se mantém actual para as novas gerações.

A referida sessão contou com as intervenções de Diamantino Calado Pina, Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, de Pedro Amaro, Presidente da Direcção da CCS, que interveio também pelo Secretário-Geral da Associação Portuguesa de Genealogia, o qual por motivos de força maior não pode estar presente, bem como com as intervenções de Sérgio Lopes, antigo aluno do IVS, de Carlos Miranda, Director do IVS, e de José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal de Sertã.

O Comendador Libânio Vaz Serra nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1891 no lugar de Matos do Pampilhal, freguesia de Cernache do Bonjardim, tendo a CCS prestado homenagem na sua Sede, em Lisboa, a um dos seus sócios fundadores no dia em que se assinalou o 120º aniversário do nascimento.

 

—————

Retroceder