18/02/2011 00:00

120º aniversário do nascimento do Comendador Libânio Vaz Serra

Assinalando o 120º aniversário do nascimento do Comendador Libânio Vaz Serra, a Casa da Comarca da Sertã (CCS) organizou a palestra “A Família Vaz Serra no contexto do desenvolvimento local”, a qual teve lugar no passado dia 16 de Fevereiro.

120º aniversário do nascimento do Comendador Libânio Vaz Serra

A iniciativa teve por principal objectivo relembrar o importante papel que o Comendador Libânio Vaz Serra desempenhou ao nível do desenvolvimento local e regional, em particular no que respeita aos transportes e ao nível do ensino, com a criação da Companhia de Viação de Sernache (com carreiras regulares para Lisboa, entre outros destinos) e do Instituto Vaz Serra, prestando, assim, uma justa homenagem a um dos sócios fundadores da CCS.

Na presença de muitos familiares e amigos, sobre o homenageado usaram da palavra, para além do Presidente da Direcção da CCS, Eng. Pedro Amaro, a Sra. Dra. Maria Adelaide Canas, ex-Presidente da Direcção da CCS e que frequentou o Colégio Vaz Serra, como então se designava, o Dr. António Simões, Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Sertã, e o Sr. Mário Simões Barata, Secretário da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim.

O Presidente da Direcção da CCS entregou à Sra. D. Maria Eduarda Vaz Serra, casada com o Dr. José da Mata Vaz Serra, sócio fundador e antigo Presidente da Direcção da CCS, filho mais velho do Comendador Libânio Vaz Serra e o único ainda vivo, um simbólico ramo de flores. Em nome da família agradeceu o Dr. António Vaz Serra, filho de ambos e neto do homenageado.

120º aniversário do nascimento do Comendador Libânio Vaz Serra

Marcaram presença os ex-Presidentes da Direcção da CCS, Sr. Manuel da Cunha, Sr. Martinho de Oliveira e Dr. Celso Matias da Silva, bem como a Associação Portuguesa de Genealogia.

O Comendador Libânio Vaz Serra era natural da freguesia de Cernache do Bonjardim, no concelho de Sertã, tendo nascido no lugar de Matos do Pampilhal a16 de Fevereiro de 1891.

—————

Retroceder