03/11/2020 22:54

102º Aniversário do Nascimento do Padre Manuel Antunes

Assinalam-se hoje, dia 3 de Novembro, os 102 anos do nascimento do sertaginense Padre Manuel Antunes, ilustre pensador, antigo sócio da Casa da Comarca da Sertã e Doutor Honoris Causa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde leccionou.

Natural da Vila da Sertã, onde nasceu a 3 de Novembro de 1918, veio a falecer em Lisboa a 18 de Janeiro de 1985. Em 2005 realizou-se um Congresso Internacional subordinado ao tema Padre Manuel Antunes: Interfaces da Cultura Portuguesa e Europeia, coordenado pelo Doutor José Eduardo Franco, a convite da Casa da Comarca da Sertã, após o qual foi fundado o Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes.

A propósito do centenário do seu nascimento, realizou-se em Novembro de 2018 o Congresso Internacional «Repensar Portugal, a Europa e a Globalização: 100 Anos Padre Manuel Antunes, SJ». Na sessão de encerramento, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, o Presidente da República destacou aspectos da vida e obra do Padre Manuel Antunes, agraciando-o a título póstumo com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

Em Maio de 2020 e a propósito do Dia da Europa, convidámos o Prof. José Eduardo Franco, autor e coordenador de vários projectos de investigação nos domínios das Ciências Sociais e Humanas, Coordenador-Geral da Obra Completa do Padre Manuel Antunes e Sócio Honorário da nossa Casa, para uma conversa on-line sobre o pensamento europeu do Padre Manuel Antunes.

—————

Retroceder