22/10/2013 23:58

10º Acampamento do Outono

O mês de Outubro de 2013 é marcado pelo início das actividades da Secção de Campismo e Montanhismo da Casa da Comarca da Sertã (CCS) no 10º Acampamento do Outono, iniciativa organizada pelo Clube de Campismo de São João da Madeira no parque do Furadouro. Este já é um encontro habitual no movimento campista, onde a organização teve o regozijo de receber mais de centena e meia de participantes, com dezoito clubes representados.

O acampamento apesar de receber os seus participantes no dia 3 deixa para o dia seguinte o pezinho de dança num baile bastante animado e colorido. A noite não queria acabar, mas tinha de ser, sobretudo porque ainda estava tudo por começar! Ora então “boa noite, companheiros”, assim tratados os campistas e montanheiros. Logo às 8 horas da manhã de Sábado, dia 5 as cornetas da alvorada já se ouviam ao longe. Tudo fora da cama! Não bastaram 15 minutos para o balneário encher. A algazarra começa. Já com todos os participantes inscritos, começa-se pelos jogos tradicionais: caixote e latas. Que campeões aqueles. Novos e velhos a competir pela vitória, sempre com toda a gente a olhar para o relógio até ser meio-dia. A esta hora reúnem-se todos em roda na entrada do belíssimo parque de campismo do Furadouro para se dar inicio à cerimónia de abertura do Acampamento, entre discursos e aplausos, todos os clubes representados são chamados para uma troca de lembranças, onde a CCS não podia faltar. Como era novidade foram proferidas algumas palavras no sentido de dar a conhecer a CCS. Nem se consegue transcrever a emoção e o calor que toda a gente transmitiu ao ver uma nova filiada, sobretudo representando uma região de país tradicionalmente pouco participativa no movimento campista. Seguiu-se a tarde a Marcha da Juventude, uma pequena atividade de pedestrianismo organizada pelos jovens do CCSJM. Força e continuem! Os “batidos” já neste evento à espera das 17 horas, já faziam fila à entrada do recinto destinado ao jantar. Cada um com a sua mesa e cadeiras, que bela imagem de convívio, de corredores quase infinitos de mesa posta. As tripas à moda do Porto ficam a cargo da organização bem como a sandes de porco assado no espeto e caldo verde. Já mal se sabia o que fazer a tanta e tão boa comida. Para não falar do vinho que regava bem tudo o que qualquer outro companheiro oferecia ao passar na mesa: pataniscas, papas de carolo, rabanadas e tudo o que viesse. Ainda não eram 9 da noite, já quase não havia mesas e as cadeiras já em plateia prontas para se assistir ao Fogo de Campo tradicional. Eram quase 10 músicos sentados de fronte para o público. Este são os “sons do campismo” e tocam o que for preciso. Desde cantigas populares, fados, poemas, anedotas, lenga lengas e até caricaturas. Tantas participações a preencher a noite. Que delicia! Agora é que ninguém queria ir mesmo para a cama, apesar do cansaço já em cima. No domingo já só há forças para a cerimónia de encerramento e o tradicional arrear das bandeiras ao som da Canção da despedida. “É só até à vista companheiros!”

No próximo Acampamento Desportivo, em Santa Cruz já todos contam a CCS. A todos os associados que queiram participar no Acampamento de São Martinho, organizado pelo Clube de Campismo e Caravanismo de Torres Vedras, nos dias 8, 9 e 10 de Novembro, agradecemos que entrem em contacto com a Casa da Comarca da Sertã no sentido de obter mais informações.

—————

Retroceder