11/07/2010 00:00

A Rota dos Dias Barata Salgueiro - parte II

A visita à Casa Branca, na Quinta da Praia, uma das propriedades de Adriano Antão Barata Salgueiro que integra a Base Aérea do Montijo, foi o momento principal da segunda parte de “A Rota dos Dias Barata Salgueiro”, realizada no passado dia 10 de Julho.

No início da visita à Base Aérea nº 6 – Montijo fomos recebidos pelo Comandante, Sr. Coronel Cartaxo Alves. Posteriormente, o Comandante Operacional, Sr. Tenente-Coronel Pina, fez-nos uma visita guiada às instalações e aos meios operacionais aí existentes, tendo representado o comando durante o almoço privado que teve lugar na Casa Branca, antecedendo uma troca de lembranças. Pela forma como amavelmente fomos recebidos, aqui fica o nosso público reconhecimento e agradecimento.

Da parte da tarde seguiu-se um passeio em Lisboa, que incluiu uma visita à Rua Barata Salgueiro, esquina com a Av. da Liberdade, local onde esteve localizado o Palácio Barata Salgueiro. Mandado construir por Adriano Antão Barata Salgueiro, foi adquirido por Santos Lima após a sua morte e posteriormente demolido para dar lugar ao Banco Espírito Santo.

Adriano Antão Barata Salgueiro, bacharel em Leis pela Universidade de Coimbra, prestigiado Advogado e Benemérito da cidade de Lisboa, seguramente o mais mediático dos membros da família Barata Salgueiro, faleceu há 115 anos, sem descendentes, mais concretamente no dia 5 de Maio de 1895.

Organizada pela Casa da Comarca da Sertã (CCS) e pela Associação Portuguesa de Genealogia, esta iniciativa surgiu no seguimento da apresentação pública do estudo “OS DIAS BARATA SALGUEIRO DA MADEIRÃ: As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro", que teve lugar em Maio na CCS. Pela natural dispersão geográfica das casas e localidades ligadas a esta família, decidiu-se que “A Rota dos Dias Barata Salgueiro” seria composta por duas partes, a primeira das quais se realizou no dia 26 de Junho, com um passeio às localidades e às casas mais emblemáticas desta família na Beira Serra.

 


 

—————

Retroceder