28/06/2010 00:00

A Rota dos Dias Barata Salgueiro - parte I

No seguimento da apresentação pública do estudo “OS DIAS BARATA SALGUEIRO DA MADEIRÃ: As Raízes duma Família do Antigo Termo da Vila de Álvaro", que teve lugar em Maio na Casa da Comarca da Sertã (CCS), realizou-se, no dia 26 de Junho, um passeio às localidades e às casas mais emblemáticas desta família na Beira Serra.

A família Barata Salgueiro, uma das famílias de maior relevo na zona do Pinhal, teve origens na antiga Vila de Álvaro, actualmente uma das freguesias que integram o concelho de Oleiros, mas cedo se espalhou por diversas localidades do concelho de Oleiros, mas também, nomeadamente, de Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Alvaiázere e Lisboa.

De acordo com o referido estudo, da autoria de Nuno M. Figueira, sócio da CCS, e Luís Cardoso de Menezes, a quase totalidade dos membros desta família actualmente existentes descendem do casamento de Maria Antão Barata Salgueiro, irmã de Adriano Antão Barata Salgueiro, prestigiado Advogado e Benemérito da cidade de Lisboa e seguramente o mais mediático dos membros da família Barata Salgueiro, falecido a 5 de Maio de 1895 nesta cidade.

A primeira localidade visitada foi Venda dos Olivais, na freguesia de Rego da Murta, concelho de Alvaiázere, onde ainda se encontram, embora ao abandono, as casas que pertenceram á família Lourenço Pinto, ligada aos Barata Salgueiro e aos Viscondes de S. Pedro do Rego da Murta e por estes últimos, à família dos Marqueses de Tomar.

Depois de uma breve paragem no miradouro de N. Sra. da Confiança, em Pedrógão Pequeno, no concelho de Sertã, local de referência para melhor apreciar uma paisagem única, seguiu-se Pedrógão Grande. Nesta Vila os participantes puderam observar uma casa que já pertenceu a uma descendente da família Barata Salgueiro, bem como diversos pontos de interesse. Continuando por Álvares e Vilar de Amoreira, onde fizemos curtas paragens, visitou-se as casas desta família nos Padrões, Amoreira Cimeira e Póvoa do Indioso.

A Vila de Oleiros foi o local escolhido para um rápido almoço, após o qual se retomou a visita com um passeio a Álvaro. Nesta antiga Vila e actualmente uma das freguesias do concelho de Oleiros, fomos amavelmente recebidos pelo Presidente da Junta de Freguesia e pelo Presidente da Santa Casa da Misericórdia.

Nesta localidade ainda existe aquela que foi a casa dos Barata Salgueiro, depois comprada pela família Mendonça e que actualmente é propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, estando a aguardar um projecto de reconversão para aproveitamento turístico. Seguiram-se as visitas às localidades de Madeirã e Vilar dos Condes, todas elas intimamente ligadas a descendentes da família Barata Salgueiro.

A segunda parte de “A Rota dos Dias Barata Salgueiro”, já marcada para dia 10 de Julho, será igualmente organizada pela CCS e pela Associação Portuguesa de Genealogia. Consistirá na visita, nomeadamente, à Casa Branca, na Quinta da Praia, uma das propriedades de Adriano Antão Barata Salgueiro, onde fica localizada a Base Aérea do Montijo.
 

—————

Retroceder