25/09/2023 21:12

77º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã celebrou o 77º aniversário da sua fundação com um passeio ao Município de Proença-a-Nova no dia 23 de Setembro e que contou com a presença de cerca de 80 pessoas.

O programa teve início com uma actuação do Grupo de Bombos do GAIO (Orvalho), em frente ao edifício dos Paços do Concelho, a que se seguiu a recepção oficial, na Sala das Sessões, pelo Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Eng. João Lobo. Na ocasião foram trocadas lembranças entre o Município, a Casa, a ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e as casas regionais que se fizeram representar, tendo a sessão contado com a presença da Deputada Claúdia André, sócia honorária da Casa da Comarca da Sertã.

O Restaurante Milita, na zona industrial de Proença-a-Nova, foi o local escolhido para o almoço, que contou com a presença de Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal de Sertã, de Rosa Martins, Vereadora da Câmara Municipal de Vila de Rei, de Luís Mendes, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, de Helena Mendonça, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, e de Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa.

Após as intervenções da Presidente da Assembleia-Geral e do Presidente da Direcção, que agradeceram a presença de todos os associados e das entidades presentes, usaram da palavra a Provedora da Santa Casa, o Presidente da ACRL e os representantes das Autarquias, tendo os discursos encerrado com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Sertã.

Foi salientado o papel desempenhado pelas sucessivas Direcções e demais Corpos Sociais desde a fundação da Casa da Comarca da Sertã, em 1946, tendo o Presidente da Direcção dado nota pública dos sócios que completaram 25 e 50 de associado.

Marcaram presença o Presidente do Conselho Fiscal da Casa, Fernando Carvalho, os Conselheiros Regionais Proença-a-Nova, Oleiros e Sertã, respectivamente Fernando Lima Antunes, Armindo Augusto Ramos e Fernando Marçal, bem como o ex-Presidente da Direcção José Pereira Bairrada, e representantes da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro”, da Liga dos Amigos da Freguesia de Isna e da União Regional da Freguesia do Sobral.

Após o almoço, seguiu-se uma visita à Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, guiada pela actual Provedora, Helena Mendonça, no âmbito da qual os participantes tiveram oportunidade de ver a relíquia com o santo Lenho, trazida de Roma pelo filósofo proencense Pedro da Fonseca, visita essa que foi antecedida por mais uma actuação do Grupo de Bombos do Orvalho, junto à Capela da Misericórdia.

O grupo seguiu depois para a Vila de Sobreira Formosa, para visitar o Espaço Ribeiro Farinha, local onde estão expostas diversas telas e esculturas do artista plástico José Ribeiro Farinha, natural dessa freguesia, sócio e antigo dirigente da Casa da Comarca da Sertã, bem como o Centro de Artes e Ofícios, tendo ainda oportunidade para uma visita livre ao Festival do Maranho e do Plangaio.

Terminadas as visitas, o grupo de convivas regressou ao Restaurante Milita para um lanche de despedida proporcionado pela Casa da Comarca da Sertã, antecedendo o regresso a Lisboa, no âmbito da qual se cantaram os parabéns e se partiu o bolo de aniversário, amavelmente oferecido pela proprietária.

—————

Retroceder