56º Aniversário da Liga de Álvaro
A Liga Regional «Os Unidos da Freguesia de Álvaro» (LRUFA), sócio colectivo da Casa da Comarca da Sertã que desenvolve a sua acção em prol dessa freguesia do concelho de Oleiros, assinalou o 56º Aniversário da sua fundação no âmbito da 8ª edição da “Festa das Vindimas”, reunindo cerca de uma centena de convivas, entre sócios, familiares e amigos..
A iniciativa teve início no dia 26, com uma Missa na Igreja Matriz de Álvaro em memória dos sócios, dirigentes da Liga e seus familiares já falecidos. No dia 27, os festejos começaram com uma arruada a cargo do Grupo de Bombos do GAIO (Orvalho) e incluíram um almoço no Restaurante “Olhar o Zêzere”, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, de Raquel Freire, Presidente da Junta de Freguesia de Álvaro, demais membros do executivo, bem como de António Correia e José Nunes, ex-Presidentes da Junta de Freguesia de Álvaro.
No âmbito da celebração foram assinalados o 41º Aniversário da inauguração da Ponte de Álvaro e os 510 Anos da atribuição do Foral à Vila de Álvaro pelo Rei D. Manuel I, em 5 de Agosto de 1514, celebração essa que contou com a participação especial do Grupo de Bombos do GAIO (Orvalho) e do Rancho Folclórico de Oleiros.
Para além de David Mendes Lopes e de Alfredo Barata, respectivamente Presidente da Mesa da Assembleia-Geral e Presidente do Conselho Fiscal e da LRUFA, marcaram presença José Xavier, Presidente do GAIO – Grupo de Amigos Incondicionais da Freguesia de Orvalho, José Augusto Lopes do Grupo de Amigos da Freguesia da Madeirã, Elísio Chaves, Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa, Carlos Madrugo da Casa do Concelho de Alvaiázere, tendo a Casa da Comarca da Sertã, representada por Alda Barata Salgueiro, marcado presença através de diversos associados, nomeadamente de Armindo Ramos, Conselheiro Regional por Oleiros, e de Fernando Marçal, Conselheiro Regional pela Sertã.
Após o almoço teve lugar a magnífica actuação do Rancho Folclórico de Oleiros, muita aplaudida pelos presentes, e de seguida cantaram-se os parabéns à Liga de Álvaro. Antecedendo o lanche servido aos presentes, houve ainda tempo para o habitual sorteio das rifas. O 1º Prémio foi uma noite para 2 pessoas na Casa dos Hospitalários, propriedade do associado José Antunes Dias, actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Álvaro, 0 2º Prémio foi um tropeço de cortiça produzido por José Nunes, ex-Presidente da Junta de Freguesia de Álvaro, cujos produtos de artesanato estiveram à venda no local, tendo o 3º Prémio sido um exemplar do livro “A Vila de Álvaro e a sua História”, da autoria de Pedro Amaro, Presidente da Direcção da Liga Regional «Os Unidos da Freguesia de Álvaro» e da Casa da Comarca da Sertã.
—————