24/04/2018 19:07

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2018

No dia 19 de Abril, pelas 19 horas, o Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã recebeu a palestra "Histórias do Azulejo".

Organizada no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, teve por oradora a Doutora Paula Figueiredo, doutorada em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Técnica Superior no SIPA – Sistema de Informação para o Património Arquitectónico.

Na sua alocução, abordou a evolução dos revestimentos cerâmicos desde tempos milenares, cuja utilização era prática comum na área do Mediterrâneo, até à actualidade. Salientou que em Portugal o azulejo atingiu uma expressividade distinta de todos os seus congéneres, tornando-se um meio relativamente pouco dispendioso para decorar edifícios, com o nosso país a desenvolver novas técnicas de produção e da própria pintura, em que o produtor do azulejo assume um estatuto semelhante ao do pintor de cavalete.

Os diferentes espécimes cerâmicos existentes em território nacional constituem verdadeiras preciosidades das tendências estéticas e do gosto dos mecenas ao longo dos tempos, não sendo a região do Pinhal Interior exceção a estas tendências. A este propósito, foram apresentados diversos tipos de aplicação de azulejos nos concelhos da região, nomeadamente na Igreja da Misericórdia de Proença-a-Nova e na Igreja da Misericórdia de Vila de Rei, com especial enfoque para a Igreja Matriz da Sertã, cujo interior se encontra quase totalmente forrado a azulejos, e a Igreja Matriz de Oleiros, com os seus azulejos hispano-árabes.

—————

Retroceder