05/06/2017 18:50

71º Aniversário da Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã festejou o 71º aniversário da sua fundação no dia 27 de Maio, ocasião escolhida para uma visita oficial da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa ao município de Oleiros.

Tal como habitualmente, o ponto de encontro foi a Praça de Espanha, em Lisboa, de onde saíram um autocarro e diversos carros, com sócios, seus familiares e amigos, bem como com a Presidente da ACRL – Associação das Casas Regionais em Lisboa e representantes das Casas do Concelho de Alvaiázere, do Concelho de Castanheira de Pêra, do Concelho de Pampilhosa da Serra, do Concelho de Penacova, do Concelho de Tomar, do Concelho de Tondela, dos Tabuenses e Casa Regional de Ferreira do Zêzere.

Após breve paragem na área de serviço de Santarém, rumou-se aos Paços do Concelho de Oleiros, onde já diversos convidados aguardavam a comitiva vinda de Lisboa, recebida pelos Bombos do GAIO – Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho, associado colectivo da Casa da Comarca da Sertã. No Salão Nobre da Autarquia, o Vice-Presidente da edilidade, Sr. Victor Antunes, dirigiu aos presentes uma saudação de boas-vindas. Seguiu-se a troca de lembranças entre as Casas Regionais presentes e a Câmara Municipal de Oleiros, com intervenções por parte da Presidente da Direcção da ACRL, Dra. Anabela Antunes, bem como do Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, que agradeceu o apoio da Autarquia e ofereceu ao Município um exemplar do livro “Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova”, da autoria do Prof. Doutor Vítor Serrão e da Dra. Ana Maria Farinha, bem como um outro, da autoria do Vice-Presidente da Direcção, intitulado “O Núcleo familiar dos Três Pastorinhos – No Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017”.

Junto à estátua evocativa do Padre António de Andrade teve início a visita aos principais locais da Vila de Oleiros. Orientado pela técnica Joana Matias, técnica de turismo destacada pela autarquia, o grupo de participantes prosseguiu pelo centro da Vila, visitando a Capela da Senhora Mãe dos Homens, a Igreja da Misericórdia e a Igreja Matriz, terminando com uma visita ao exterior da antiga casa dos Viscondes de Oleiros.

O Hotel de Santa Margarida, associado colectivo da Casa da Comarca da Sertã, foi o local escolhido para o almoço, a que compareceram o Vice-Presidente do Município de Oleiros e o Vereador Jorge Tavares do Município de Vila de Rei, e no fim do qual se cantaram os parabéns à Casa pelos 71 anos a promover a região e as suas gentes. Na ocasião, o sócio João Aníbal Martins recebeu o emblema de 50 anos de associado das mãos do Vice-Presidente do Município de Oleiros, Renato da Silva Louros recebeu o emblema de 50 anos de associado das mãos do Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, Maria Adelaide Canas, ex-Presidente da Direcção e actual Secretária da Mesa da Assembleia-Geral, bem como José Pereira Bairrada, ex-Presidente da Direcção e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, receberam o emblema de 25 Anos de associado das mãos do Presidente da Direcção, tendo o Vice-Presidente do Município de Oleiros entregue o emblema de 25 Anos de Associado a José Augusto Lopes, ex-Presidente do Grupo de Amigos da Freguesia de Madeirã, e Conceição Cardoso Santos, que já fez parte da Direcção da Casa da Comarca da Sertã.

Marcaram presença, nomeadamente, o Presidente do Conselho Fiscal, Fernando Carvalho, representantes do Grupo de Amigos Incondicionais do Orvalho, da Liga dos Amigos da Freguesia de Amieira, da Liga Regional “Os Unidos da Freguesia de Álvaro” e da União Regional da Freguesia do Sobral, bem como os antigos Presidentes da Direcção Manuel Luís Farinha, actual representante da Sertã no Conselho Regional, Martinho Mendes de Oliveira, Celso Matias da Silva, actual Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, José Pereira Bairrada, Maria Adelaide Canas, actual Secretária da Mesa da Assembleia-Geral, e Irene Cardoso, actual representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional.

Dando continuidade ao programa preparado pela Casa para a ocasião, o grupo dirigiu-se à Vila de Álvaro onde, guiados pelo Presidente da Direcção, visitaram a Igreja da Misericórdia, a Capela de N. Sra. da Nazaré, a Igreja Matriz e a Loja das Aldeias de Xisto, localizada no edifício da Junta de Freguesia de Álvaro. Rumando depois à freguesia do Estreito-Vilar Barroco, o grupo de participantes visitou a Igreja Matriz, da autoria de Soares Branco e que foi inaugurada em 1970. Terminadas as visitas culturais, as festividades continuaram na Adega dos Apalaches, na aldeia do Roqueiro, local onde, com o apoio da Junta de Freguesia, teve lugar o magnífico lanche-ajantarado que antecedeu o regresso a Lisboa.

No decorrer do convívio realizado na Adega dos Apalaches foi leiloado um cabaz com produtos regionais oferecido pela União Regional da Freguesia do Sobral e vendidas rifas, com os seguintes prémios: Livro “O Núcleo familiar dos Três Pastorinhos – No Centenário das Aparições de Fátima (1917-2017”, da autoria de Nuno Barata-Figueira, Vice-Presidente da Direcção (3º prémio), Garrafa de “Aguardente Carvalho, Ribeiro & Ferreira”, oferta do sócio Américo dos Santos Luís (2º prémio) e Livro “Arte por Terras de Nun'Álvares. Pintores e obras dos séculos XVI a XVIII na Sertã e em Proença-a-Nova”, da autoria do Prof. Doutor Vítor Serrão e da Dra. Ana Maria Farinha (1º prémio).
 

 

—————

Retroceder