01/06/2014 20:25

500 anos do Foral Manuelino da Vila de Alvares

Os 500 anos do Foral Manuelino da Vila de Alvares foram assinalados no dia 31 de Maio no Fórum Lisboa, numa cerimónia moderada pelo Engº João Baeta Henriques,  que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Góis, do Presidente da Assembleia Municipal de Góis, do Presidente da Junta de Freguesia de Alvares e do Presidente da Direcção da Casa do Concelho de Góis.

A Vila de Alvares, que foi sede do município com o mesmo nome, entretanto extinto, e cuja parte do território pertenceu também ao extinto município de Álvaro (hoje freguesia do município de Oleiros), é actualmente uma das freguesias do município de Góis.

A cerimónia teve início com a intervenção do Doutor José Manuel Garcia, a que se seguiu a intervenção da Professora Doutora Regina Anacleto e um apontamento musical pelo Mestre Silvestre Fonseca. Depois dum breve intervalo, seguiu-se a intervenção do Dr. Nuno Barata-Figueira, Director da Associação Portuguesa de Genealogia e Vice-Presidente da Direcção da Casa da Comarca da Sertã, que apresentou o tema “Notas Genealógicas da Herdade de Alvares”, no qual, depois duma breve explicação sobre o que era a Genealogia e quais as suas fontes, elucidou, para efeitos de pesquisa, onde pesquisar nos assentos paroquiais desta antiga herdade, referindo-se, nomeadamente, às freguesias de Álvaro e da Madeirã, seguido depois duma breve resenha dalgumas famílias com origem na antiga Herdade de Álvares e suas ligações familiares, e a explicação heráldica da pedra de armas da Quinta dos Padrões. De seguida, procedeu-se à apresentação do livro "Herdade de Álvares - Forais e a sua História", da autoria do Engº António Manuel Barata da Fonseca, ficando a intervenção final a cargo do Professor Doutor Carlos Poiares, Presidente da Assembleia-Geral da Casa do Concelho de Góis.

Marcaram presença diversas entidades, nomeadamente a Associação Portuguesa de Genealogia, através do seu Secretário-Geral, Dr. Fernando d'Abranches Correia da Silva, a Casa da Comarca da Sertã, através do Presidente da Direcção, Engº Pedro Amaro, a Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, através do Vice-Presidente da Direcção, Comandante-Engº António Barata Lopes, a Casa do Concelho de Tondela, através do Presidente da Direcção, Dr. Elísio Chaves, e o Presidente da Direcção da Associação de Juristas de Pampilhosa da Serra, Desembargador Luís Lameiras.

 

 

 

—————

Retroceder