13/10/2014 22:57

1º Acampamento do Pinhal

A Praia Fluvial de Aldeia Ruiva, no concelho de Proença-a-Nova, foi o local escolhido para o 1º Acampamento do Pinhal, iniciativa organizada pela secção de Campismo e Montanhismo da Casa da Comarca da Sertã e que se realizou entre 10 e 12 de Outubro.

O referido acampamento registou uma das maiores representações de clubes deste ano, tendo marcado oficialmente presença 20 clubes, de norte a sul de Portugal. A iniciativa contou com a participação de 120 campistas, maioritariamente autocaravanistas.

Logo na sexta-feira, os participantes tiveram animação nocturna, com baile a cargo do acordeonista e organista Gonçalo Barata, sócio da Casa da Comarca da Sertã com raízes familiares no concelho de Oleiros. De registar nesse dia a colaboração do projecto Bio Aromas, de Proença-a-Nova, com a elaboração do chá campista e biscoitos artesanais e à noite a tradicional queimada galega, que aqueceu os companheiros, designação dada aos campistas.

O programa de sábado teve cerimónia de abertura, na qual marcou presença a representante de Proença-a-Nova no Conselho Regional da Casa da Comarca da Sertã, a qual, juntamente com o Presidente da Direcção e os sócios João Valente, Iolanda Santos e Fernando Lima Antunes, procedeu à entrega oficial de lembranças aos representantes dos clubes participantes. Da parte da tarde seguiu-se uma visita à Praia Fluvial da Fróia, à Aldeia de Xisto da Figueira e ao Centro de Ciência Viva da Floresta, visita essa proporcionada pela Câmara Municipal de Proença-a-Nova. Ainda no sábado à noite, após o jantar convívio entre todos os participantes, seguiu-se o tradicional fogo de campo, no qual vários companheiros contaram anedotas e tocaram e cantaram diversas músicas tradicionais e fados.

A iniciativa, que teve o apoio da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, facto que certamente contribuiu para o seu sucesso, terminou no domingo, com o arrear das bandeiras dos clubes oficialmente representados.

—————

Retroceder